9.06.2009


Início dos tempos.
Chuvas torrenciais dissolvendo rocha, correram livres sedimentando a argila.
Reza a Bíblia que Deus tomou o barro com as mãos e criou o homem. Posso imaginar que por um átimo de segundo, ele sugeriu a primeira profissão do mundo. A de meu pai.

Comprova a ciência de hoje, que muito provavelmente a vida não começou no mar mas no barro onde haveria maior condição pela riqueza de elementos dissolvidos.
Bastaria apenas o fôlego da vida soprado em seus narizes.
Posso crer pela Bíblia, comprovado pela ciência, que o barro é matéria sagrada, e se submeterá melhor então às vontades de entidades celestiais como Angelos e Querubins .

Reza ainda a Bíblia. E disse o Senhor Deus. Não e bom que o homem esteja só: far-lhe-ei uma adjutora que esteja como diante dele.
Poucas vezes na vida meu pai se expôs para mim folheando uma Bíblia. Porém, como Angelos e Querubins puros de espírito, carregava dentro de si o dom para distribuir seu amor através se suas esculturas de suas eternas Evas. Viveu assim, louvando continuamente à sua maneira o Gênesis.

Há suas maravilhosas Via Sacras, São Francisco, Pietas!
Sei porém de fervoroso crente em segredo de ”Nossa Senhora da Aparecida”, que certamente acredito, deveria considerar bastante suas súplicas, pois era um romano que escolheu “una madona brasiliana e no quella di Buonarotti”.

Havia porém também o fogo sagrado confinado em sua múfula, pois ninguém é de ferro. Sob sua ordem e controle bronzeava suas mulheres, congelando-as em suas poses etéreas e sensuais e descobrindo-as vaidosas e nuas somente para seus olhos, no momento mágico da abertura de mais uma fornada.
Algumas delas de tamanha formosura, não tinha coragem de vesti-las, perpetuando em terracota este momento de encantamento para sempre. Outras de tanto ciúme após acaricia-las ainda mornas , preferia vesti-las maravilhosamente com seus mais raros esmaltes coloridos de maneira que ninguém mais as conhecessem desnudas em seu pudor. Amava-as porém sempre num tom abaixo do que sua eterna musa inspiradora, penteada com sua franjinha “Alla francesa”.

Posso acreditar que o eterno cigarro acesso em sua mão não era simplesmente um vício mas algo mais elevado ,como uma maneira de carregar sempre uma pequena brasa deste seu fogo sagrado. Muitas vezes presenciei como num ritual, ele acendê-los pela pequena espia na porta de seu forno incandescente.
Maravilhosos peixes nadando e divinas aves voando, poderiam fechar um ciclo do maestro regendo os quatro elementos.

Mas havia também os Pierrôs, as Colombinas, as Ninfetas, os Guerreiros, os Cavalos,o s Bustos, os Vasos, os Cinzeiros desenhados, temperados, tocados, modelados pelas mãos hábeis do pintor, cozinheiro, pianista, escultor.

Ao vê-lo trabalhando, havia o momento da criação de suas miniaturas que aos olhos do mundo, talvez fosse simplesmente os pequenos estudos que gerariam suas futuras esplendorosas peças em cerâmica. Porém para mim, era justamente quando seu espírito mais livre se revelava. Numa seqüência de rápidas manipulações da matéria, como traços de um rascunho desenhados gestualmente no espaço, acontecia à mágica da transformação de sua matéria prima, nas curvas perfeitas de futuras obras primas. Pela velocidade, precisão e virtuosismo para quem assistisse o espetáculo teria a nítida impressão de estar presenciando mais uma vez a criação de um futuro ser vivente fantado-lhe apenas um sopro de vida ou uma ordem de “Parla”.

Mas, como todos os grandes mestres, sua inspiração também falhava, e nestes momentos em suas palavras: “Era amassar todo barro e começar tudo de novo. Pois isto é minha vida, minha paixão.”
Pode ter certeza que você era a nossa também.

Aninha, Maria e Fabio.
Netas, bisneta e outras esculturas.

Fabio Taccari

3 comentários:

Anônimo disse...

Que Lindoooo Fabio, que poesia...

Angelone mereceu isto e muito mais.

Saudades...
Baby

Maria Taccari disse...

Bonito Fabio,pena o papai não estar vivo para receber esta homenagem.
beijos

Anônimo disse...

Swain, gostei da surpresa.
Vou acender um "fogo sagrado" em memoria do ceramista.

Abç

Fabio