10.31.2009


SÁBADO, DIA DE HOMEM NA COZINHA


A partir de hoje, sábado é dia de homem ir pra cozinha neste blog. Porque sábado é o dia que você pode ir ao mercado, comprar os melhores ingredientes, e experimentar sem pressa as receitas que os colegas de forno e fogão nos presenteiam toda semana. E ainda sobra o domingo como opção para exercitar seus dotes gastronômicos. O chefe de hoje já é conhecido de muitos que frequentam este blog, mas seu lado forno e fogão foi uma surpresa para nós. Vamos a ele.


Como fotógrafo, Claudio Edinger dispensa apresentações. Seu currículo compreende publicações nas melhores revistas ao redor do mundo, incluindo Stern, The New York Times, London Sunday Times, Vanity Fair, Frankfurter Allgemeine, El País, Time, Paris Match, Newsweek, e agora também no meu blog.
Querem mais? Pois aí vai: além dos super bem editados livros de fotografia que já lançou, acaba de sair do forno seu primeiro romance, “Um Swami no Rio”. Como se não bastasse, Claudio adora cozinhar. E hoje nos regala uma receita que ele recomenda que seja executada ao sabor de um filme (cada um escolhe o seu). Sim, porque além de tudo, nosso chefe é cinéfilo. www.claudioedinger.com

1. Onde vc nasceu? Qual a sua profissão/ocupação principal?
Nasci no Rio de Janeiro e sou fotógrafo, e ultimamente escritor (acabei de publicar "Um Swami no Rio", meu primeiro romance)
2. Qual a melhor hora do dia pra vc? 24/7 (acho que é 24 horas, 7 dias da semana)
3. Como vc entrou na cozinha?
Quando eu era menino já fazia bolos, essa alquimia da cozinha sempre me interessou.
4. Que música combina com cozinha?
Clássica, MPB, mantras
5. Você seria dono de um restaurante?
Seria um dos donos, claro
6. Qual o(s) seu(s) restaurante(s) preferido(s) e porque?
Não tenho - depende do dia
7. Um prato que vc faria para seu melhor amigo.
Beringela a parmegiana
8. Um prato para indicar ao seu inimigo.
Qualquer coisa com carne de porco
9. Doce, salgado ou azêdo?
Doce, salgado e azedo
10. Quem vc convidaria para um jantar?
Todos os meus amigos
11. Quem vc NÃO convidaria para um jantar?
Ninguém - mesmo o pior dos caras me interessa...
12. Mais uma coisa: você vive mais aqui ou nos EUA?
Moro aqui há 13 anos
13. E por fim: que relação vc faz entre a fotografia e a culinária?
a. criatividade é fundamental, gosto de seguir uma receita só até certo ponto.
b. transformar um monte de ingredientes (elementos) que sozinhos não são nada em um prato (foto) é pura magia.

Nota do chef: 
"Na minha receita de Quibe Vegetariano as porções são aproximadas, já que cada vez fica diferente e a graça pra mim está exatamente nisso".



250g de trigo para kibe 
3 ovos
Queijo parmesão ralado (se for o reggiano melhor ainda)
Castanha de caju crua (2 xícaras de chá) 
Broto (repolho) de Bruxelas (se não tiver pode ser brocoli) 
Cebola, alho  (a gosto - eu gosto de bastante - tipo duas cebolas e uma cabeça de alho - não vai dar pra namorar depois)
Azeite
Tomates (4)
Cominho (uma colher de sopa)
Curry (a gosto - pode ser omitido de acordo com o humor do dia)
Sal a gosto
Suco de tomate bem temperado
Um bom filme de duas horas


Deixar o trigo para kibe de molho no dia anterior. No dia seguinte escoar toda a água.

Picar bem picado a cebola, o alho, o caju cru, o broto de bruxelas (ou brocoli) e o tomate. Dourar no azeite até a cebola ficar transparente.

Colocar o quibe dentro e mexer bem tudo com o fogo desligado.
Colocar numa forma e misturar bem os tres ovos bem batidos na massa.

Salpicar o queijo ralado por cima formando uma boa camada do dito cujo.
Levar ao forno em fogo baixo (140ºC)

Beber o suco de tomate (ou coca, fica a gosto do fregues) e colocar o filme no DVD. Quando acabar a sessão, o quibe já deve estar pronto. É bom provar pra ver se está no ponto.

Nota do chef: eu gosto de acompanhar este prato com homus, babaganush ou um molho de tahini, e sempre rola colocar um pouco de limão em cima. Tabasco tem que ter sempre.

Bom apetite!


10.30.2009


BBB. BLOG BEM BACANA


Blog com receitas deliciosas assinadas por um casal que promove encontros gastronômicos em seu espaço em meio a um bosque de Curitiba. Uma viagem saborosa. pastificio.blogspot.com/

É HOJE!


A mulher cobra. 
Claudia Jácomo demonstra sua tese sobre a relação entre a temperatura do planeta e dos répteis.


A irmã Paula Jácomo reflete sobre o teorema de Pitágoras.

Nara e Cris divergem e acham que é tudo onda.

Anna e Zezé se posicionam radicalmente a favor dos croquetes da Dona.

Isabella registra tudo para depois não dizerem "não me lembro de nada..."


RE-PENSANDO O BRASIL

Mostra que fiz em Roma em 1994 com Cesar Meneghetti a partir da reflexão de dois brasileiros sobre o seu país, vivendo em um país estrangeiro. 

As peças chaves foram contruídas em caixas recobertas com fragmentos de lembranças que cada um tinha de sua terra. Esta é a caixa de Guimarães Rosa, que começa com a primeira frase do livro Grande Sertão: Veredas: Nonada.

HOMEM NA COZINHA NESTE SÁBADO


Atenção, seguidores desta coluna, o especial de culinária Homem na Cozinha, a partir de agora passa a ser publicado aos sábados. Pesaram nesta decisão inúmeros emails, telegramas e cabogramas que nos chegaram, além da opinião da Maria. Preparem as panelas que tem receita chegando.


Anna Taccari quando ainda era Anna Gregori, ao lado do seu piano de cauda. Pouco depois ganharia uma bolsa de estudos para a Alemanha que mudaria o curso de sua vida.


10.29.2009

NOITE DE AUTÓGRAFO NA VILA



Alice Ruiz, rápida como um Haicai, autografa livro deste que vos escreve na Livraria da Vila, ontem à noite, por ocasião do lançamento do livro em Boa Companhia, que reúne a nata do gênero no Brasil. Foto de Cesar Meneghetti



CONVERSA BOA





Cesar Meneghetti, diretor de filmes e artista multimídia, veio diretamente de Roma, onde mora, para o lançamento de seu filme "Terrorista", no MIS. Na Itália fizemos a mostra Re-Pensamento Brasileiro em 1994.

27 ANOS DEPOIS


As amigas Ticha Gregori, Maria Taccari, Monica Gioelle, Virginia Pinheiro e Maria Stella se reencontram no Bar Balcão.
Amigas de longa data, não viam Virgínia há 27 anos. Fortes emoções.

10.28.2009


CICA, BONS PRODUTOS INDICA

Um funcionário da Nadir Figueiredo, acostumado a viajar para o interior do país, percebeu que muitas pessoas tomavam água em canequinhas feitas com latinhas cortadas, às quais eram acrescentadas uma alça. Ele teve a brilhante idéia de colocar produtos dentro de copos, para que as pessoas pudessem reutilizá-los. Com a idéia no bolso, faltava um cliente que compasse o projeto, o que aconteceu com a Cica nos anos 70, que decidiu envasar vários de seus produtos em copos. Estes eram fechados por um sistema complexo, que seria revolucionado mais tarde.

ESQUERDA BRANQUELA


Pouco antes de embarcarmos para a Itália, em 1990, Maria e eu passamos o reveillon  em Maceió. E em frente ao disputado Hotel Jatiúca, quem é que passa todo faceiro de sunguinha preta? Ele, Fernando Gabeira, branquelão de doer. Maria que não é de fazer cerimônia, foi logo intimando: Gabeira, que cê tá fazendo aqui? E não é que ele explicou? Foto Lee Swain

PEQUENO CIENTISTA


Reveillon dos anos 90. José Guilherme, o Ziguilim, exibe com desenvoltura seus recém adquiridos conhecimentos de anatomia.

Foto dos anos 80, quando eu era diretor de arte da P.A.Z., nos tempos em que em cima da prancheta tinha tesoura, durex, cola pritt, pincel, nankin, gouache Talens, régua "T" e Letraset. E papel vegetal para marcar layout com lapiseira 0.5mm. Às vezes eu tenho saudades, mas quando penso que não tinha "undo", passa.


10.27.2009

I LOVE HAIKAI



Prato cheio pra quem gosta de HaiKai.
Na companhia de quem conhece o assunto. Eu vou!



Turistas acidentais em Curitiba. Em caravana  à Ópera de Arame, em uma das visitas que fiz aos meus pais. Na foto feita pela Maria, sêo Fulton, D. Moêma, eu e a Narinha, a mais nova das tres filhas.





FESTA DE ANIVERSÁRIO É UM SACO!

No dia em que completa 61 anos de idade, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi acordado hoje com uma festa em frente ao Palácio do Alvorada, em Brasília. Cerca de 300 militantes do PT levaram bolas vermelhas e bolo de morango, cantando "Parabéns pra você" para Lula.
Bastante empolgado, Lula foi ao encontro dos petistas, tirou fotos e segurou várias crianças no colo. Questionado sobre o que gostaria de ganhar de presente de aniversário, Lua não titubeou: "muita saúde e também a reeleição".
O presidente manifestou desejo de, "se Deus permitir", superar os 80 anos de idade, e citou como exemplos de longevidade o arquiteto Oscar Niemeyer e a mãe de Caetano Veloso, dona Canô, ambos com mais de 100 anos de idade. "Fico imaginando: será que Deus vai permitir que eu chegue lá? Se permitir, serei agradecido pelo resto da vida", comentou.

Completando este post, um comentário que pincei do blog do Solda (www.cartunistasolda.blogspot.com) de autoria do humorista gaúcho Fraga:
"A coisa mais sinistra nas atividades manuais e outras manipulações do presidente Lula é que agora ele faz tudo com a direita."

CRIADOR E CRIATURA


Dr. Abes é o obstetra que pôs Joaquim neste mundinho. E olha as voltas que o mundo dá, foi o responsável pelo parto das tres filhas de Maria. Das quais a primeira é a Mayra, a mãe do Joaquim. Foto Maria Taccari

Rui Werneck, autor de Nem Bobo Nem Nada mostra seu lado descartável.

Cartum dos tempos da Dita Dura.

10.26.2009


BOLINHO DE CHUVA


Demorou mas acabou a nossa gripe. Eu e Maria ficamos quase tres semanas recolhidos em casa. Só ficamos com saudades de algumas comidinhas. Maria, inspirada pela chuva, fez estes deliciosos bolinhos com gostinho de infância e muita canela. Matei o prato sózinho. 

NEW YORK, NEW YORK!


Despois das aventuras na Disney, Lucas descobre o charme de New York. Quando a avó Baby perguntou se ele ia mesmo para Nova York, corrigiu: "Nova York não, New York, vó!"