7.12.2009

QUI SE MANGIA BENE

Os anos que morei na Itália foram inestimáveis. Desembarquei em Roma em Janeiro de 1990, e depois de cinco anos retornei ao Brasil, mas ainda se passaria algum tempo até eu absorver inteiramente o impacto desta experiência. Talvez a influência mais notável sobre mim tenha sido a mudança de comportamento à mesa. 

É eufemismo dizer que a Itália é a cultura da mesa. Mas viver este culto no dia-a-dia, pode ser sufocante para um estrangeiro acostumado muitas vezes a "matar a fome" em um botequim qualquer, sem remorsos. O ritual da mesa na Itália não se limita a comer bem, mas discutir onde comer bem, a melhor harmonização entre prato e vinho, a combinação ideal de molho e pasta, a estação do ano ideal para determinados pratos, etc, etc. E logo depois de almoçar, pensar no que servir para o jantar. 

Sem exagêro, eles falam de comida como nós falamos de mulher e futebol, com paixão. Me lembro de chegar na agência onde trabalhava, e a primeira pergunta após o buon giorno era invariavelmente: "Che cosa hai mangiato ieri?" E seguia-se uma descrição pormenorizada de cada prato que cada um tinha degustado na véspera. O molho da nona, a pasta da mamma, o ossobuco do zio, a insalata da cugina...
Foi assim que aprendi a valorizar o comer bem, e principalmente, muitas receitas e macetes que ouso colocar em prática na minha modesta cozinha. Acabei me especializando em molhos, para saladas, principalmente. Aí vai uma receitinha rápida, ideal para o inverno (tempo de morango) e para quem aprecia os sabores agri-doces: Buon appetito!


Molho Balsâmico com morangos

Ingredientes

  • Aceto balsâmico
  • Morangos
  • açucar

Preparo
Ferva , em fogo baixo, 1 xícara (chá) de aceto balsâmico por cerca de 10 minutos. Fica  como um  caramelo grosso. 

Em outra panelinha, cozinhe 150g de morango grosseiramente picado, com 2 colheres (sopa) de açúcar e 1/2 xícara (chá) de água, por  10 minutos, sem deixar os morangos desmancharem. Misture bem os morangos com a calda  ao aceto balsâmico reduzido. Fica um molho escuro, com pedaços de morango, levemente adocicado, ideal para ser servido com folhas e queijo de cabra.

3 comentários:

Anônimo disse...

Swain, véio,
Visito a Itália, quase todos os anos, desde 1974. Tenho um caso de amor irrevogável com Venezia e Firenze. Meu filho Rodolpho é um 'citadino', tem passaporte italiano e tudo. Meu irmão Caio é psiquiatra formado na Universidade de Bologna em 1989. Casou-se com uma italiana, Betta, adquiriu a cidadania, é pai de gêmeos - Francesco e Raul - e é médico do Estado em Parma, norte do país.
E quando me casei com a Mari, em 2005, adivinha onde foi nossa lua de mel? Tenta descobrir onde o Natal, pra nós, é mais bonito.
Você tá certo, Swain.
A Itália é tudo de bom.
(Almir)

Lee Swain disse...

Pois é, meu caro Almir, temos mais uma coisa em comum: o amor pela velha bota. Você tem razão, Veneza é realmente fuori serie.
A Maria, minha mulher,também é citadina italiana, assim como toda sua familia. Um brinde a questi disgraziatti que sanno come vivere!

Anônimo disse...

Swain para mim também os anos que passei na Italia foram "indimenticabili"
Especiamnete os momentos que passamos juntos.Saudades
Gri