9.11.2009



Tocou o telefone na agência, era a Maria me contando que ocorrera um acidente em Nova York. Um avião tinha se chocado com um edifício. Na hora imaginei um teco-teco batendo num predinho de subúrbio, trocamos algumas palavras de pesar e desligamos. Comentei com alguém do meu lado e voltamos a trabalhar. 
Minutos depois alguém entrou na sala e chamou todo mundo para ver uma coisa incrível. E aí assistimos todos, umas 15 pessoas em pé em volta de um grande monitor na Sala do Estúdio 6B, ao desabamento das duas Torres. Foram minutos de silêncio absoluto. Ninguém acreditava no que estava vendo. Assistir confortávelmente a uma tragédia ao vivo era uma experiência pela qual ninguém naquela sala tinha passado.  Chegavam notícias desencontradas de que outros aviões tinham caído, uma sucessão de boatos e desmentidos, não sabíamos o que pensar.  
Devagarinho, a ficha foi caindo. O planeta assistiu o gigante ser atingido no coração por um golpe traiçoeiro. Pela primeira vez ouvi o nome de Osama Bin Laden. Aquela cena da explosão do avião repetida à exaustão começou e embrulhar o estômago. Sabíamos que estava prestes a acontecer alguma coisa sem precedentes.

5 comentários:

foca disse...

acordei de ressaca as 11h00, de hábito liguei na cnn e vi um predio conhecido desabando espetacularmente. alguns segundos depois, quando reconheci o edifício pensei: "esses americanos são uns neuróticos (by asterix & obelix), estão demolindo o WTC pra colocar o que no lugar?!!"...
graças a alá nesse mesmo ano conheci a mariella e parei com essa vida bandida.

Maria Taccari disse...

Senti um gosto amargo na boca. Minhas pernas ficaram bambas. Meu estômago começou a doer. Meus olhos lacrimejavam tanto que eu não conseguia enxergar a televisão.
Que importa onde eu estava?
Estávamos todos assistindo aquele espetáculo de camarote nunca visto antes pela humanidade.
Parabéns Bin Laden você realmente conseguiu surpreender o mundo com sua covardia inigualável.

Lina Faria disse...

Pensei:pqp, começou a terceira guerra mundial. preciso me levantar.

Anônimo disse...

Eu tava no banho, ouvindo a rádio eductiva fm, quando o locutor diz: "Atentados terroristas nos EUA. As torres gêmeas foram atingidas por aviões sequestrados, e existem ainda 8 aeronaves desaparecidas." Uaua! Saí do banho direto pra tv, a tempo de ver as torres desabando. O mundo como a gente conhecia, acabava de acabar...
Mas a Lina conta que estava assistindo a Band, e, quando o segundo avião bateu na segunda torre, o cara da Band me sai com essa: "Que coincidência!!!!"...

Iara

Paula disse...

Eu estava em Sao Paulo, trabalhando e arrumando minhas malas para partir para Roma no dia seguinte (fui mesmo assim!) e o Ma estava em uma reuniao no Mexico, sentiu "mais de perto" a tragedia sendo que tinham americanos junto com ele que se desesperaram muito para voltar para casa!
Dia 12 embarquei para Roma com pouquissimas pessoas no aeroporto e menos ainda no aviao....
Ate hoje me emociono quando vejo reportagens ou mesmo leio a respeito!!!