12.12.2009


Hoje, um dos últmos sábados do ano, é dia de Homem na Cozinha, sim senhor. E com as festas de fim-de-ano à nossa porta, achamos muito oportuno uma receita daquele que é o símbolo do Natal: o panetone. E convidamos o maior especialista na matéria para contar os segredos de sua receita para nossos leitores: adivinha quem?

Em 2001 sua carreira política parecia encerrada com o escândalo da violação dos painéis eletrônicos do Senado. Lêdo engano. Apenas um ano e meio depois elegeu-se Deputado Federal e mais tarde, em 2006, governador do Distrito Federal. Hoje, graças ao programa de sua autoria “Panetone Para Todos”, seu nome está definitivamente ligado às festas natalinas.

1. Onde vc nasceu? Qual a sua profissão/ocupação principal? Sou de Itajubá, Minas Gerais, e apesar de ser engeheiro de formação, me considero apenas um humilde Servidor do meu povo.
2. Qual a melhor hora do dia pra vc? A hora em que saem os resultados das concorrências públicas.
3. Como vc entrou na cozinha? Subornando a cozinheira.
4. Que música combina com cozinha? Jingle Bells
5. Você seria dono de um restaurante? Já sou dono de vários. Mas ninguém pode saber, rsrsrs….
6. Qual o(s) seu(s) restaurante(s) preferido(s) e porque? Os meus.
7. Um prato que vc faria para seu melhor amigo. A minha receita de panetone. Todo mundo ganha. Menos o povo, mas não se pode agradar a todos, não é?
8. Um prato para indicar ao seu inimigo. Bolinho de arruda.
9. Doce, salgado ou azêdo? Político não tem gosto.
10. Quem vc convidaria para um jantar? Fidel Castro. Gostaria de saber o segredo para ficar tanto tempo no poder.
11. Quem vc NÃO convidaria para um jantar? Fidel Castro. Destesto comunistas.
12. O que sua profissão tem a ver com cozinha? Tudo a ver. Não importa como as coisas começam, sempre acabam em pizza.

RECEITA DO PANETONE DO ARRUDA
Modo de Preparo:
Coloque juntos alguns amigos empreiteiros interessados em obras no governo, políticos com apetite de poder, administradores de conduta duvidosa, um pouco de fermento e misture bem. Quando a massa adquirir uma aparência esponjosa, deixe descansar para não chamar a atenção da opinião pública.
Enquanto isto abra algumas licitações públicas para dar uma aparência real e apetitosa ao seu panetone.
Polvilhe a mão de assessores com bastante propina, e não esqueça de azeitar bem a máquina administrativa, para garantir recursos públicos em abundância.
Superfature tudo pelo menos tres vezes.
Quando a massa começar a crescer, distribua generosamente em meias e cuecas, não esquecendo de abrir contas em paraísos fiscais para depositar as sobras da massa.
Leve ao forno e é só esperar o resultado das licitações para distribuir Panetones entre os convidados da sua festinha de fim-de-ano.

Dica do Arruda: Não esqueça de mandar votos de bom Natal para seus eleitores, afinal voto é o que garante as próximas fornadas. E quem não gostar de panetone, pode usar a mesma receita para fazer pizzas, não esquecendo de colocar tomates no lugar das futas secas. O resultado é o mesmo.


2 comentários:

Marcus disse...

E voce sabia que o chef Arruda fez o curso de gastronomia junto com o Marcos Valerio, que aliás foi quem lhe passou esta receita de panetone? Sucesso garantido no Planalto!!!

Lee Swain disse...

Dava pra imaginar que eles trocaram figurinhas. Aliás, bem lembrado, Marcos Valério pode ser um bom nome para um próximo Homem na Cozinha. Vou consultá-lo. Valeu, Marcus.