11.28.2009

Dante Mendonça é um dos chargistas com mais tempo de atividade na imprensa brasileira. Radicado em Curitiba desde 1970, onde se iniciou profissionalmente na imprensa. Editor e diretor de arte de vários jornais, paralelamente ainda trabalhou em teatro, como ator, diretor e cenógrafo, e passou pela televisão, fazendo um quadro diário de humor em telejornal. Atualmente assina crônica diária nos jornais O Estado do Paraná e, às segundas-feiras, na Tribuna do Paraná.
Além de coletâneas com outros autores, tem os seguintes livros publicados: ”Álbum de Figurinhas & figurões (coletânea de suas charges de primeira página); “Botecário – Dicionário Internacional de boteco)”; “Piadas de Sacanear Atleticanos e Coxa-Branca” (dois volumes); “Piadas de Sacanear Vascaínos e Flamenguistas” (dois volumes); “A Banda Polaca – Humor do imigrante no Brasil Meridional”; “Curitiba: Melhores Defeitos Piores Qualidades; e em março lança “Serra Acima Serra Abaixo – O Paraná de trás pra frente”.


1. Onde vc nasceu? Qual a sua profissão/ocupação principal? Nasci em Nova Trento (SC). Bem por isso cartunista Solda espalha por aí que eu sou o “grande milagre de Madre Paulina”. Pode ser, porque nasci na maternidade criada pela santa e minha mãe a conheceu. Atualmente, minha principal ocupação é escrever 4.000 caracteres diários para a crônica no jornal O Estado do Paraná. Quanto ao desenho, acho que “misqueci”. Só não esqueço das aquarelinhas básicas.
2. Qual a melhor hora do dia pra vc? A hora do primeiro uísque, porque “só tomo uísque de dia em caso de eclipse solar”.
3. Como vc entrou na cozinha? Com fome. É a primeira lição para quem vai morar sozinho.
4. Que música combina com cozinha? A sinfonia da conversação com os amigos.
5. Você seria dono de um restaurante? Já pensei no desatino. No dia seguinte fui fazer compras no Mercado Municipal às sete horas da manhã, e não se fala mais nisso.
6. Qual o(s) seu(s) restaurante(s) preferido(s) e porque? O velho restaurante que não assusta ninguém: todo dia ele faz tudo sempre igual.
7. Um prato que vc faria para seu melhor amigo? O “frango al Crist”, conforme receita abaixo.
8. Um prato para indicar ao seu inimigo? Qualquer um, desde que frio. Bem frio, conforme a receita de vingança.
9. Doce, salgado ou azedo? Dos azedos quero distância, com exceção do rolmops e outros acepipes do gênero.
10. Quem vc convidaria para um jantar? Você, por exemplo, quando estiver em Curitiba.
11. Quem vc NÃO convidaria para um jantar? O mau humor.
12. O que jornalismo tem a ver com cozinha? Tudo. Inclusive é com a edição de ontem que se embrulha o peixe. Comecei no jornal pela cozinha (do pastape à edição?), onde aprendi todas as receitas.

Um comentário:

Anônimo disse...

É, o Dante está infernal! Abraços, Werneck