11.06.2009

NEM BOBO NEM NADA

Transcrevo a crítica publicada na internet pelo jornalista Tom Capri sobre o livro Nem Bobo Nem Nada, lançado há pouco por Rui Werneck de Capistrano. Na resenha, que você pode ler na íntegra no link abaixo, Tom compara o livro de Werneck a um filme de Godard, muito melhor, na sua opinião, que o filme Inglorious Bastards de Tarantino.


Nem Bobo Nem Nada é um filme perfeito. Parece feito por Godard, só que sem o hermetismo das obras do cineasta suíço, portanto, mais simples, envolvente e fácil de acompanhar. Retrato fiel - por isso, denúncia sincera da miséria mental (alienação) que tanto nos tem deixado combalido - é o grito da alma oprimida que permanecia dormente em Werneck. E que o poeta decidiu pôr para fora, nessa história curta e grossa de um pintor de paredes da periferia curitibana que sofre com humor e sarcasmo toda a sua tragédia. 

Romance ágil e saboroso - que Werneck chama de ‘romancélere’ e diz ser o primeiro célere da literatura brasileira - tem qualquer coisa de Vidas Secas, de Graciliano Ramos, só que tratado com humor na dose certa e com aquela linguagem de vanguarda que Nélson Pereira dos Santos não conseguiu impor ao seu filme.

É formado por 150 fragmentos de uma a dez linhas cada. No prefácio, Caio Junqueira Maciel diz que “são 150 capítulos do capeta”. Cada página (ao todo, 176) contém apenas um fragmento. Além disso, o livro é dividido em quadros, que levam nomes de cada cômodo de uma casa, da sala à garagem, passando pela fachada, uma vez que o romance narra justamente a vida desse pintor de paredes.



Para adquirir o livro, basta depositar R$ 40,00 na agência 0371 da Caixa Econômica Federal, na conta-poupança 76108-7. Seu exemplar chegará pelo Correio em dez dias. No pedido do livro, que você deve fazer pelos e-mails jubawerneck@yahoo.com.br ou celiaartigas@gmail.com , informe que já depositou a quantia e deixe o endereço completo (com CEP e telefone). Abraços a todos, Tom Capri.
Você encontra este comentário na íntegra no link http://www.virobscurus.com.br/secao.asp?id=1 

Faça como eu, compre seu exemplar de Nem Bobo Nem Nada e contribua com a literatura do Rui Werneck. 
Lee Swain

4 comentários:

Marcus disse...

A que se deveu este desconto de $10,00??? AHAHAHAH

De qualquer maneira, com ou sem desconto, tambem vou comprar.

Marcus

Lee Swain disse...

Vejo que os leitores estão atentos!!! Não passa nada! De fato me enganei e depositei o preço promocional válido até 30 de outubro. Portanto devo 10 pratas para o nosso Werneck, que depositarei assim que os bancos abrirem.

Unknown disse...

Isso, isso... Os dez pilas serão bem aproveitados, em tempos de vacas esqueléticas. Abraços, Werneck. Espero que goste dos brindes também.

Lee Swain disse...

Fica frio, Werneck, vou providenciar o depósito naquela sua conta secreta na Suiça, rsrsrs...