12.21.2009

SEIS MESES DEPOIS


Este blog, mais um entre os milhares que surgem a cada dia na WEB, nasceu da provocação de alguns amigos, como o Roberto Grimaldi, diretor de fotografia com quem trabalhei muitos anos, e que volta e meia perguntava: porque vc não cria o seu? Enquanto eu não me encorajava, descobri o blog do Solda, um fenômeno de audiência, e comecei a colaborar com uma foto diária, numa coluna que ele batizou de "Poluicéia Desvairada". Comecei a entender a dinâmica da coisa, ameacei abrir o blog em novembro de 2008, e retomei em julho deste ano, em um ritmo constante de 6 a 8 posts diários, de segunda a sábado. Aos poucos, alguns colaboradores foram chegando para dividir a dura tarefa de gerar assunto diariamente. Henrique Szklo, o Carneiro, bem no início cedeu o conteúdo do seu livro de humor negro "Minutos de Estupidez". O Solda passou a enviar um cartum diário para seção "Este cara é Solda", e os "Pensamentos Descartáveis" do Rui Werneck saem como pãozinho fresco, todos os dias. Mais recentemente o publicitário Cibar Ruiz passou a colaborar com a seção "Voando com Cibar", uma seleção semanal de idéias surpreendentes no mundo da Propaganda.

Pois bem, e no final, o que se ganha com tudo isto? É uma pergunta que me faço muitas vezes, principalmente quando tenho que avançar noite adentro cavocando conteúdo para a edição do dia seguinte, e acordar cedo para ir ao batente, sim, porque ainda não me aposentei, como podem pensar alguns. Sei de blogueiros que viraram profissionais e tiram seus proventos da nova ocupação, o que não é o meu caso, nem minha pretensão. Então o que move o cidadão a fazer sacrifícios pessoais, abrir mão de tempo livre, sem ganhar nada em troca?

Neste quase seis meses da criação do meu blog, provei a sensação única de ver nascer uma audiência, ainda que modesta, mas muito fiel e sensível. Responde com comentários se gosta, ou emudece como esfinge na maioria das vezes. Me faz sentir como um garoto que equilibra malabares nos semáforos da cidade, entretendo a platéia em câmbio de um comentário. Se vale a pena? O Solda já tinha me dito: este negócio vicia. E tinha razão. 

Agradeço de coração todos os que direta ou indiretamente colaboraram com esta pequena aventura na blogosfera, sem esquecer a Maria, minha esposa e inspiração, que todo o dia lê o blog e dá o retorno na lata. E acerta quase sempre.

Não poderia deixar de abordar neste blog um dos assuntos que mais me interessa, a gastronomia. E para a coisa ficar mais dinâmica, desafiei a cada semana, um cozinheiro para apresentar uma receita e responder um pequeno questionário. Foram 12 saborosos fins de semana, com receitas e papos da maior qualidade.
Obrigado a todos os mestre cucas, pela ordem: Rui Werneck, Filipe Rios, Jimmi Speyer, Claudio Pujia, Dante Mendonça, Roberto Cippola, Bernarndo Gregori, Claudio Edinger, Fabio Taccari, Paolo Carlucci, Marcelo Martins e Daruã Sena.

21 comentários:

Unknown disse...

Ei, e agora, Swain? Viciado? Vai continuar? Ou o vício te matou? Putz! Posso dizer que fui um dos pioneiros em blogue. Viciei demais e acabei surtando. É um poço sem fundo e sem água! Obrigado pelo agradecimento (putz!), foi, é e será um prazer inenarrável contribuir. Abraços, Werneck

Celinha disse...

Obrigado Swain,está muito bom o teu Blog,por favor não desista

Anônimo disse...

é uma pena...Não dá para reconsiderar?Proponho aqui um dia do "Fico"

Parabéns pelo capricho das páginas da revista.

Abç
Fabio Taccari

Anônimo disse...

Por que parou?

Sergio Kipnis

Anônimo disse...

Já tá de saco cheio do blog?

Henrique "Carneiro" Szklo

Anônimo disse...

Caro Swain:

O que é isto??? Não senhor ! Não quero nem ao menos ouvir falar na palavra "fim"... O que diria "nosso" pai Monteiro Lobato ?? Se isso vicia o autor, imagine nós, seus fiéis seguidores... De tanto ver triunfar as nulidades, finalmente um lugar onde podemos nos inteirar de boas idéias, inestimável
companhia e prazeiroso compartilhar de palavras e comentários, sem falar nas sugestões culinárias...Não, não e não.. Por favor, reconsidere suas intenções...Maria, minha mana querida,por favor, interceda a nosso favor. Ano que vem será ano de eleições e de Copa do mundo, portanto seu material será vastíssimo ( por que não dizer ilimitado? )Reconsidere, Swain..

Christina.

Anônimo disse...

Pois é, Swain. Eu também me perguntava "Pois bem, e no final, o que se ganha com tudo isto?".

Li no livro do José Gregori a maravilhosa passagem quando sobrevoando a Amazônia lhe caem fotos da família, ele vê as filhas, pensa profundamente nelas...

Dias depois vi uma foto "Maria Stella Gregori". Era numa revista de seguros e pensei que ela era uma das filhas daquela linda cena. Fui atrás de confirmação na internet. Caí no seu blog. E me viciei nele.

É injusto mesmo, não é você quem ganha: você alimenta a gente. Mais que os homens na cozinha (estes a mim matam de inveja, como eles sabem tanto né?).

Não é nada, não é nada, o seu é o único blog que eu leio. Não disse que não era nada? Agora, efetivamente ele faz diferença pra mim. Eu sou uma das esfinges. Mas gosto sempre.

Sabe, ler seu blog não é a primeira coisa que faço.

Eu "economizo", que nem quando criança comia doces com a menor colher da casa... Sei que vai chegar uma hora em que eu vou estar muito cansado, precisando uma quebrada, ler algo inteligente, ver arte e fotografias, famílias trazidas por alguém que "não ganha nada com isso", que diz de novos livros, lançamentos, pensamentos...

Que traz o Solda e o Werneck, pessoas que possivelmente nunca vou ver na vida. Todo dia essa hora chega. Aí leio, me divirto, penso, rio, invejo. Mas não escrevo nada.

A esperança é que você disse "Para o ano, Homem na Cozinha (...)". Então haverá outro ano, talvez. Um ano feliz pra você, Swain. Fica aqui um grande abraço. Fica.
Henrique Abreu de Oliveira

Lina Faria disse...

Swain,
num intendi. Você está pegando o boné? porque?
da trabalho, né?
beijos,feliz Natal eum Ano Novo cheio de felicidade! prá você e sua linda família.
lina.

Lee Swain disse...

Puizé, Henrique Oliveira e Christina, a mensagem de vocês, ou melhor dizendo, a declaração que vocês deixaram, como diz o comercial do Mastercard, não tem preço. Assim como o interesse do Rui, da Celinha, do Fábio, do Carneiro, do Sérgio Kipnis e da Lina Faria, demonstram que de alguma forma valeu a pena ter dormido um pouco mais tarde.
E se valeu a pena para uma alma que seja, então para mim também valeu.

Obrigado pelas mensagens, e que 2010 seja um ano cheio de novidades. E inclusive de novos blogs, porque não?

Claudia disse...

Não senhor !!! Ficar sem esse blog não vai dar !!! Pode pensar em uma solução para essa idéia....Feliz 2010 para vc !!!!!!!!!! beijos....Ps: cambia idea va !!!!!!

MaLuPa disse...

Su, nao para nao!!! Mesmo com a correria do dia a dia e com todos a batalha que estamos enfrentando ultimamente, e sempre confortante dar uma navegada no blog!!
Ja virou rotina, parte do dia mesmo!!
Bom, sabe que somos seus fas!!
Beijos,
Ma Lu Pa

Anônimo disse...

Swain querido, pena pra nós que você vai fechar o blog, (imagino que dê um trabalhão fazer).
Adoro visitar mas ando completamente sem tempo, correria de fim de ano.
Swain, manda um super beijo pra Maria, espero que esteja tudo bem com o Joaquim, beijos pra ele
também, e beijos pra você guri!

Iara Teixeira

lbiscaia disse...

E eu...que lah do Mexico leio seu blog quase todo dia...comeh queu fico?? Fica Swain, fica..:)
Eu prometo fazer comentarios...de vez em quando..:)
Bjos! Lu Biscaia

Unknown disse...

Swain,

concordo em gênero, número e degrau com todo mundo aí encima. o que se ganha? esse carinho imenso. isso já vale o esforço. como você disse. abrem milhares de blogs por dia, mas não com essa qualidade. descanse, curtas as férias e nos brinde em 2010 com a sua inteligência. o que fica disso tudo é uma forma de amizade e comunicação nunca vistas antes. uma amizade que começa aqui, sem que jamais nos tenhamos visto, mas que, comigo, virou realidade, conhecendo o Solda, o Dante, o Thadeu, a Catarina, a Bárbara, o Ivan, o Mazzinha e tanta gente legal por aí. pare não. descanse.

bom natal, ano novo de delícias procê e pros seus.

abração do vinícius

Maria Taccari disse...

Su querido do meu coração!
Eu poderia ser a primeira a dizer, que você teria mais tempo para as milhares de outras coisas que gostamos de fazer.Mas sinceramente você é uma pessoa genial e como não sou egoista por nada neste mundo, gosto muito de dividir sua genialidade com os outros através do seu blog.Ele é a receita perfeita entre seus olhos,sua criatividade,seu senso critico e seu coração.

Eu prometo a todos vocês, que ele não vai parar o blog, ou eu não me chamo Maria.

Um super,hiper,blaster Natal e Ano Novo pra todos
Beijos
Maria

Lee Swain disse...

Muito axé e um super ano para todos os que passaram por aqui em 2009, e fica a promessa de que blogs melhores virão, com certeza. Nem que a gente tenha que fazê-los com as próprias mãos.

Grimaldi disse...

O Swain....que papo ´esse?

Lee Swain disse...

Luciana e Grimaldi, vcs não foram bons meninos, não fizeram comentários no blog do papai Swain, ele ficou triste e não vai dar blog de presente para vocês, hehehe... saudades dos dois, espero que em 2010 estejamos mais próximos.

Anônimo disse...

Assino embaixo o que a Maria disse, menos a parte de ser a sua mulher. Beijos e um puta 2010 pra vocês! Carneiro

san disse...

Já que você disse que ia mas acabou não fondo [inda bem, num seje lôko] volte com tudo. Muito bacana este blog.

E aproveito pra pedir: a fotenha do Solda atrás da roda da bike. Posta ela pra nóiz, grandona, seja um amor de Swain.

Abração

Lee Swain disse...

Brigadim, San (é o seu nome?), te mando a foto do Soruda na bike, mas pra qual email, tchê? Pode enviar que eu não publico, keep cool.